Portal ApoNews

Notícias Ceará

Ibama anuncia audiências públicas sobre projeto de extração de urânio no Ceará

Projeto Santa Quitéria vai produzir, além do urânio, fertilizantes para atendimento da agropecuária do Norte e Nordeste.

Ibama anuncia audiências públicas sobre projeto de extração de urânio no Ceará
Arquivo SVM
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai promover nos próximos dias 7, 8 e 9 de junho audiências públicas sobre o estudo e relatório de impacto ambiental do Projeto Santa Quitéria, de extração de urânio na cidade. As reuniões vão ocorrer nos municípios de Santa Quitéria, Itatira (Lagoa do Mato) e Canindé, na Região Central do Ceará.

O Projeto Santa Quitéria terá investimento de R$ 2,3 bilhões e vai produzir anualmente 1,05 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados e 220 mil toneladas de fosfato bicálcico para atendimento da agropecuária das regiões Norte e Nordeste. Além de 2,3 mil toneladas de concentrado de urânio, que será utilizado como matéria-prima para fabricação de combustível para geração de energia termonuclear.

Após a realização de pesquisas e estudos que confirmaram a presença de fosfato (predominante) e urânio na Fazenda Itataia, no Ceará, a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) formalizou uma parceria com uma empresa privada do setor de fertilizantes.

A Galvani ganhou a licitação e ficou responsável pelos investimentos e por desenvolver os processos, a engenharia, os estudos para o licenciamento ambiental, a construção e a montagem do empreendimento do Projeto Santa Quitéria.

Defensores do projeto argumentam que o empreendimento vai gerar empregos, aumentar a renda e oportunidades de negócios em toda a região. Moradores da região temem efeitos nocivos com a manipulação do material radioativo.

Aviso: Esse conteúdo não reflete a opinião do nosso portal e a sua fonte é g1.globo.com/ce

Veja também

Envie sua mensagem para nossa Central de Atendimento.