Portal ApoNews

Notícias Pernambuco

Incêndio destrói moradias em comunidade no Barro, Zona Oeste do Recife

De 15 a 20 residências foram atingidas pelas chamas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Incêndio destrói moradias em comunidade no Barro, Zona Oeste do Recife
Ana Regina/TV Globo
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um incêndio destruiu moradias na comunidade Carolina de Jesus, no Barro, Zona Oeste do Recife . As chamas começaram na noite da sexta-feira (8) e atingiram de 15 a 20 residências, segundo o Corpo de Bombeiros. Não houve registro de feridos e o fogo já foi controlado.

Não havia informações de como o incêndio começou na localidade, que fica perto da Estação do Barro. Imagens enviadas para a Globo pelo WhatsApp mostram as chamas altas, na sexta, e as equipe atuando para apagar o fogo.

Incêndio atinge casas em comunidade do Recife

As casas da comunidade eram, em sua maioria, feitas com tábua de madeira. Segundo moradores da localidade, são cerca de 85 residências no local, sendo que quatro famílias são venezuelanas.

Uma senhora de 79 anos relatou para a Globo que perdeu tudo, inclusive os documentos. Ela morava sozinha no local e perdeu os dois bichos de estimação. "Tudo era bem organizado, minhas plantas na frente. Só estou com a roupa do corpo", disse a senhora.

Moradores da comunidade Carolina de Jesus contabilizam, neste sábado (9), perdas por conta do incêndio — Foto: Ana Regina/TV Globo

Moradores da comunidade Carolina de Jesus contabilizam, neste sábado (9), perdas por conta do incêndio — Foto: Ana Regina/TV Globo

Os moradores acreditam que as chamas podem ter começado com algum acidente doméstico. "Às vezes a gente cozinha com álcool, com fogão elétrico. O gás subiu muito, as famílias não tem condições de comprar, passam dificuldade", afirmou a coordenadora da ocupação, Maria.

Na manhã deste sábado (9), a corporação informou, em nota, que as equipes "evitaram que o incêndio tomasse maiores proporções devido ao material de fácil queima presente no local".

Residências foram destruídas pelo fogo na comunidade Carolina de Jesus, no Barro, Zona Oeste do Recife — Foto: Ana Regina/TV Globo

Residências foram destruídas pelo fogo na comunidade Carolina de Jesus, no Barro, Zona Oeste do Recife — Foto: Ana Regina/TV Globo

Os Bombeiros não souberam precisar quantos barracos foram atingidos, nem o tamanho dos prejuízos, mas afirmaram que, possivelmente, houve perda total dos bens. Neste sábado, no local, foi possível ver geladeiras, móveis e outros pertences destruídos.

A Defesa Civil do Recife informou que contabilizou ao menos 12 imóveis atingidos e afirmou que as famílias optaram por ir para casa de parentes. Na manhã deste sábado (9), uma equipe do órgão voltou para avaliar o risco e prestar assistência às famílias, disse em nota.

"Foram 12 famílias [contabilizadas na sexta]. Foram ofertadas apoio, se precisassem de abrigo, cesta básica. Foi prestada toda assistência da população", declarou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna.

Após a Defesa Civil fazer avaliação do local neste sábado, a prefeitura vai analisar se há necessidade de assistência social para as famílias. "Às vezes, a família pode ter direito a algum benefício ou mesmo algum acompanhamento. Cada caso tem sua singularidade", declarou a secretária.

Aviso: Esse conteúdo não reflete a opinião do nosso portal e a sua fonte é g1.globo.com/pe
Comentários:

Veja também